Os 9 maiores mitos sobre a calvície: Descubra se eles são verdadeiros

Os 9 maiores mitos sobre a calvície: Descubra se eles são verdadeiros

Mitos fazem parte da cultura popular em todas as partes do país, e a calvície também tem os seus próprios mitos, que muitas vezes são transmitidos de geração para geração.

Nesse artigo falamos sobre os 9 maiores mitos sobre calvície, deixando claro o que é verdade e o que é apenas um mito. Veja.

1 – Cortar os cabelos faz com que os fios cresçam mais grossos e fortes

Mito.

Quando você corta os cabelos eles se tornam mais leves uma vez que seu volume é reduzido, além de parecerem mais finos devido a retirada das pontas duplas.

Ainda assim, tanto a quantidade de fios, quanto a sua espessura não sofrem qualquer tipo de alteração quando cortados.

2 – Estresse causa queda de cabelos

Verdade.

O estresse é mencionado como um dos agentes causadores da calvície em muitos casos.

Pessoas que enfrentam situações onde seus níveis de estresse atingem patamares muito acima do normal podem acabar sentindo o reflexo desse aumento na queda de cabelos.

Porém, para uma pessoa que já tenha predisposição genética para desenvolver a calvície, dificilmente será o estresse o responsável por fazer com que seus cabelos caiam.

3 – Falta de higiene pode fazer com que os fios caiam

Mito.

Não existe qualquer tipo de relação entre cabelos sujos e a queda dos fios.

Manter os cabelos limpos é tão importante quanto os hábitos de higiene que você tem com todo o seu corpo, mas não é isso que fará com que o seu cabelo comece a cair.

4 – O uso de escovas ajuda a evitar a calvície

Mito.

O uso de escovas de cabelo ou pentes não possui nenhum tipo de relação com os fatores que causam a calvície.

Mesmo assim, muitos especialistas acabam recomendando a seus pacientes que deem preferência as escovas em vez dos pentes, pois essas evitam a formação de pontas duplas nos cabelos.

5 – Secar os cabelos com secador pode causar calvície

Mito.

Alguns tipos de alopecia têm entre seus causadores a exposição dos fios a altas temperaturas, mas um secador de cabelos comum dificilmente causará um problema irreversível.

Caso o cabelo venha a cair em decorrência da alta temperatura do secador esses fios voltarão a crescer normalmente, então não há motivo para preocupação.

Ainda assim é sempre importante utilizar esse tipo de aparelho de acordo comas instruções do fabricante, evitando qualquer tipo de problema causado pelo mau uso do equipamento.

6 – Raspar a cabeça evita a calvície

Mito.

Na verdade, raspar o cabelo com muita frequência pode fazer o contrário, colaborando para o surgimento da calvície.

Isso pode deixar o couro cabeludo irritado e danificar a raiz dos cabelos, fazendo com que eles cresçam mais finos e aumentando as chances de que esses fios caiam com mais facilidade.

7 – É impossível retardar a calvície, uma vez que ela é genética

Mito.

A sua alimentação pode influenciar diretamente no surgimento da calvície.

Tudo o que comemos diariamente impacta diretamente em todas as partes do corpo, e com os cabelos não é diferente.

Por isso manter uma alimentação balanceada com vitaminas e proteínas é essencial para que os fios possam se manter saudáveis, minimizando o impacto da calvície.

8 – Uso de bonés e chapéus faz o cabelo cair

Mito.

Por serem objetos que, em tese, fazem com que os cabelos fiquem abafados, acredita-se que esse tipo de acessórios prejudique os cabelos, causando inclusive sua queda.

Isso não acontece, mas é possível que você desenvolva outros tipos de problemas relacionados ao uso de chapéus e bonés, como dermatite e fricção dos fios, por exemplo.

9 – Não existe tratamento para calvície

Mito.

Realmente ainda não há um tratamento que consiga fazer com que os cabelos voltem a crescer nas regiões do couro cabeludo afetadas pela calvície.

Mesmo assim é possível tratar a grande maioria dos casos quando os pacientes procuram ajuda profissional rapidamente ao notar que seus cabelos estão caindo.

Existem diversos tipos de tratamento, que vão desde medicamentos tópicos até tratamentos que utilizam laser, que podem ser extremamente eficazes em diversos casos de alopecia.

Por isso a melhor alternativa ao perceber que seus cabelos estão caindo de maneira acentuada é procurar um especialista.

Conclusão

Existem muitos outros mitos relacionados a queda de cabelos, e certamente você deve conhecer muitos que entraram nessa lista.

O importante é que você entenda que independente de qualquer coisa, buscar orientação profissional é sempre o melhor caminho para resolver qualquer tipo de problema relacionado a sua saúde.

Agende uma consulta agora mesmo para tirar todas as suas dúvidas sobre calvície pessoalmente como nosso especialista.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

IMPLANTE CAPILAR
TIRE SUAS DÚVIDAS
Envie-nos uma mensagem agora mesmo!
close-link