O que causa a calvície?

A causa da calvície pode ser por diversos fatores, é necessário conhecer a origem para começar o tratamento correto

A queda de cabelo pode ser causada por diferentes fatores, cada um com seu mecanismo patológico próprio. Problemas psicológicos, estado pós-parto, disfunções na tireoide, deficiência de ferro no organismo, uso de drogas e até mesmo sífilis podem ser a causa da perda de cabelo excessiva.

Ou seja, queda de cabelo é um sintoma e não um diagnóstico. Para tratar o problema é necessário descobrir o que faz com que os cabelos caiam.

Compostos de queratina e produzidos pelos folículos capilares, os cabelos têm importante representação física e psicológica. Indivíduos saudáveis possuem entre 80 000 e 120 000 fios vitalícios no couro cabeludo.

É normal que até 100 fios de cabelo caiam naturalmente todos os dias, mas quando os cabelos começam a cair em exagero, seja em tufos ou com o aparecimento de placas brancas no couro cabeludo, está na hora de procurar um dermatologista para descobrir o motivo.

Queda de cabelo por medicação

O uso de drogas é um importante fator que pode causar a queda de cabelo. Provavelmente, será uma das primeiras perguntas feitas ao paciente pelo médico, pois não é um fator incomum. Mulheres sofrem muito com queda de cabelo devido a distúrbios hormonais causados por contra conceptivos, por exemplo.

Estresse pós-parto também estimula mudanças hormonais que podem desencadear a queda de cabelo. Pacientes em tratamento de quimioterapia e usuários de drogas – como antidepressivos – também influenciam na saúde dos fios.

A alopecia androgenética

A calvície se apresenta em mulheres geralmente pela parte superior do couro cabeludo e em homens costuma atingir mais a parte frontal, formando as conhecidas entradas. Pacientes com alopecia começam a perder uma quantidade grande de cabelo em curto período de tempo. A queda ocorre no couro cabelo, barbas, sobrancelhas, podendo chegar ao corpo todo.

A queda de cabelo causada pela alopecia é reversível, mas difícil de tratar

As patogenias da alopecia se estendem a fatores genéticos, endócrinos, imunidade e processos inflamatórios, cada um com sua forma de tratamento própria.

Mais incidente em homens, a alopecia androgenética é causada por variações genéticas do receptor Dihydrostestoterone (DHT) gerado pelo hormônico testosterona através enzima 5a-reductase, mas não exclui o grupo das mulheres de serem atingidas pela doença.

Em estágios iniciais, a calvície por alopecia pode ser tratada com aplicação de enzimas e loções, porém em graus avançados, não é possível recuperar os folículos pilosos danificados sendo necessária a realização de transplante capilar para a devolver fios saudáveis aos locais de origem.

Como identificar a calvície

Antes de considerar a adoção de algum tratamento para a queda de cabelo, é necessária realizar uma avaliação médica para identificar a origem do problema.

A Inspeção do couro cabeludo é feita para a averiguar o aparecimento de manchas, placas brancas, vermelhidões e escoriações, sintomas que podem estar relacionados à doença psoríase ou alopecia, por exemplo.

São realizados também exames clínicos. Os fios de cabelos são retirados para análise de sua estrutura em microscópio além dos exames laboratoriais que irão verificar os níveis de ferro no organismo, disfunções na tireoide – THS, T3 e T4.

Mesmo que a incidência de calvície esteja mais ligada à alopecia, só é possível oferecer um diagnóstico preciso após todas as avaliações serem realizadas por um profissional da saúde.

Existem atualmente diversos tratamentos para a queda de cabelo e para a calvície, o importante é procurar um especialista com a maior antecedência possível, quanto antes o diagnóstico maior as chances de recuperação dos fios.

ENTRE EM CONTATO
E TIRE SUAS DÚVIDAS.

 (11) 3885-8555

 (11) 98961-3413

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

IMPLANTE CAPILAR
TIRE SUAS DÚVIDAS
Envie-nos uma mensagem agora mesmo!
close-link