Cirurgia da Face: Um recurso para o rejuvenescimento

A Cirurgia da Face, também chamada de Ritidoplastia, Lifting Facial ou Facelift é um procedimento estético destinado a reduzir os sinais de envelhecimento do rosto. Com o passar dos anos, é normal que a pele da face perca a elasticidade em função da quebra do colágeno e de alterações naturais das suas estruturas anatômicas, como por exemplo no contorno dos olhos, músculos do rosto ou gorduras das bochechas.

Esses fatores contribuem não apenas para a flacidez da face, mas também atingem o pescoço, principalmente com o surgimento da “papada”.

Se você tem interesse em conhecer mais sobre a cirurgia da face e suas vantagens, continue a leitura desse artigo e saiba mais sobre esse procedimento rejuvenescedor.

Motivos para realizar a Cirurgia da Face 

O tempo e seus sinais são fatores que trazem flacidez ao rosto e ao pescoço, resultando numa aparência que não condiz com a idade real da pessoa, fazendo-a parecer mais velha do que realmente é ou se sente. 

Existem vários motivos para a pessoa querer realizar a cirurgia da face, os mais comuns neste caso são os seguintes: 

  • Flacidez na região entre as sobrancelhas e as narinas;
  • Surgimento da “papada”, que é o excesso de pele e gordura abaixo do queixo, em direção ao pescoço;
  • Aparecimento de bolsa de gordura na linha da mandíbula;
  • Aprofundamento dos sulcos entre o nariz e boca, e também abaixo dos olhos.

Esse procedimento pode ser a solução ideal para quem se sente incomodado com estes sinais de envelhecimento do rosto, pois esta é a parte do nosso corpo que está sempre exposta e funciona como um cartão de visitas, muito particular e intransferível, refletindo nossa identidade e contribuindo com a autoestima.

Qual a idade indicada para fazer cirurgia da face? 

Até pouco tempo atrás, as cirurgias deste tipo eram realizadas em pacientes na faixa etária entre os 50 e 60 anos. 

Entretanto, não há uma idade ideal para realização desse tipo de procedimento, pois além de trazer bem-estar pessoal, já existem estudos que demonstram e comprovam que quando a operação é realizada mais cedo, os resultados em longo prazo são mais favoráveis. 

Assim, é comum que, atualmente, pessoas mais jovens optem por se submeter à técnica, melhorando a própria aparência e favorecendo a autoestima.

Como é feito o pré-operatório?

As indicações de exames pré-operatórios para as Ritidoplastias variam de paciente para paciente. De modo geral, são receitados alguns cuidados antes da cirurgias, como por exemplo:

    • Evitar uso de medicamentos como anticoagulantes, que são aqueles que bloqueiam a ação de substâncias no organismo;
    • Jejum de 8 horas antes da cirurgia, em alguns casos 12 horas de jejum (Consulte informações com seu médico);
    • Lave os cabelos como de costume, porém, utilize somente sabonete neutro no rosto;
    • Faça a barba usando barbeador elétrico, de preferência.
  • Evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas antes do procedimento ajuda a obter melhores resultados.

No dia da cirurgia, traga roupas fáceis de vestir, sapatos confortáveis e acessórios como óculos escuros e lenço de cabeça. Evite usar bijuterias e maquiagem na data do procedimento.

Recomendações para o pós-operatório 

É comum que nos primeiros dias após o procedimento haja um inchaço acentuado dos olhos, por isso são recomendados os seguintes cuidados:

  • Compressas de gelo nos olhos nos primeiros sete ou dez dias;
  • Repouso relativo, evitando esforço físico ou movimentos bruscos;
  • Uso de pomadas nos olhos ao dormir, pois nos primeiros dias, pode ser difícil fechar os olhos completamente durante o sono. 
  • Uso de colírio lubrificante com frequência durante o dia, para combater o ardor, incômodo e a sensação de olhos secos, que são efeitos comuns neste primeiro período.

Além disso, o médico poderá prescrever antibióticos, analgésicos e toda a medicação necessária para um eficaz pós-operatório da cirurgia da face.

Como ficam as cicatrizes após a cirurgia facial? 

O processo de cicatrização ocorre de acordo com o organismo de cada um. Porém, no caso da Cirurgia da Face ou Ritidoplastia, as cicatrizes são perceptíveis ao redor das orelhas ou próximos aos cabelos, o que acaba disfarçando os efeitos, favorecendo a estética.

Quais os procedimentos relacionados à cirurgia da face? 

Podem ser recomendados outros procedimentos em conjunto com a cirurgia da face, como por exemplo a cirurgia das pálpebras, o Minilifting e a Lipoenxertia da face, que otimizam os resultados, trazendo maior harmonização ao rosto.  

Blefaroplastia ou cirurgia das pálpebras

A cirurgia das pálpebras ou  Blefaroplastia como também é conhecida, consiste em fazer a correção de linhas imperfeitas na região, eliminando as rugas e melhorando o aspecto das pálpebras. Contudo, é um procedimento não apenas estético, pois a cirurgia permite melhorar as condições visuais, causadas pela queda das pálpebras superiores que podem provocar baixa visão.

Mini Lifting

Já o Mini Lifting é um tipo de cirurgia de face realizada em pacientes cujos danos à pele ainda são pouco severos. Estes pacientes apresentam menor flacidez e rugas menos perceptíveis na região. Assim, é possível realizar um procedimento mais conservador, com cicatrizes ainda menores e, com resultados considerados satisfatórios.

Lipoenxertia

A Lipoenxertia por sua vez, proporciona a modelagem facial através da utilização de gordura do próprio paciente, eliminando a possibilidade de qualquer tipo de rejeição, tornando possível a suavização de rugas e de linhas de expressão.

A técnica tem sido procurada por muitos pacientes para melhorar imperfeições do rosto e restaurar características faciais da juventude perdidas com o processo de envelhecimento. 

A utilização das células gordurosas do próprio paciente, que contém células-tronco, facilita a renovação do tecido da pele na região da face, repondo volumes perdidos e trazendo rejuvenescimento da pele, sem perturbar o equilíbrio do organismo.

Vantagens das cirurgias da face

As Cirurgias da Face ou Ritidoplastia são indicadas a partir do aparecimento de rugas mais profundas ocasionadas pela flacidez acentuada da musculatura e da pele da face. O resultado imediato deste procedimento é:

  • Aumento do volume das bochechas (região malar), resultando numa aparência mais jovem; 
  • Restauração do contorno da mandíbula;
  • Redução das rugas profundas da face;
  • Diminuição dos sulcos localizados entre o nariz e a boca;
  • Melhoria do contorno do pescoço, que é obtida pela tração e ressecamento da pele em excesso.
  • Em alguns casos, pode ser necessário o ressecamento da musculatura do pescoço ou seu reposicionamento, efetuado com pontos costurados através de uma pequena incisão abaixo do queixo.

 Ao optar em realizar a cirurgia da face escolha um profissional de confiança e qualificadas instalações para realização do procedimento.

Implante Capilar em São Paulo

.

Dr. Yoshimura – Especialista em cirurgia plástica e transplante capilar

O Dr. Julio Cesar Yoshimura atende em sua clínica, localizada em São Paulo, SP.

O Dr. Yoshimura é especialista em queda de cabelo, cirurgias e tratamentos de problemas capilares.

Marque uma consulta para receber orientações profissionais.

Dr. Julio Cesar Yoshimura

DR. JULIO CESAR YOSHIMURA

Cirurgião Plástico

Com uma carreira médica pautada pela ética, pelo profissionalismo e pelo respeito à saúde e ao bem-estar dos pacientes, o cirurgião plástico Julio César Yoshimura, dirige a clínica que leva seu nome, localizada na cidade São Paulo.

11 3885 8555

TIRE SUAS DÚVIDAS