Questões Frequentes – Transplante Capilar

Perguntas e respostas sobre Transplante de Cabelo

A calvície é um problema mais comum do que imaginamos, segundo alguns estudos do Hospital das Clínicas da FMUSP, a doença afeta mais homens (63%) do que mulheres (36%) e a predominância é que se manifeste em pessoas entre 20 e 30 anos de idade.

A principal causa da calvície é uma doença chamada Alopecia. Dentre os diversos tipos da doença, a mais comum é a Alopecia Androgenética que se trata de um distúrbio na produção do hormônio testosterona.

Se tratada com antecedência, a calvície pode ser amenizada ou “controlada” através de tratamentos. Em quadros mais avançados, quando o folículo piloso já foi danificado permanentemente, a única maneira de retomar o crescimento natural dos fios é através do transplante capilar.

Mas como qualquer procedimento cirúrgico, dúvidas são comuns entre pacientes que estão em busca de uma solução definitiva para o problema da calvície. Abaixo, algumas perguntas e respostas frequentes sobre a cirurgia de transplante capilar.

Mão apontando cabeça com Transplante Capilar

Questões frequentes – Transplante Capilar

Vai doer muito?

Por incrível que pareça, o transplante de cabelo é uma das cirurgias mais indolores que existem. Você sentirá pequenos desconfortos, mas a cirurgia em si não é dolorosa. A parte mais desconfortável segundo alguns pacientes é permanecer por horas em uma cadeira enquanto o procedimento é realizado. Por se tratar de uma cirurgia minuciosa, uma sessão de transplante capilar pode chegar a 10 horas de duração.

As cicatrizes são visíveis?

Depende da técnica utilizada. A FUT – Follicular Unit Translantation, que é o transplante capilar mais tradicional, costuma deixar uma pequena cicatriz na parte de trás da cabeça, onde foram retirados os folículos saudáveis para serem transplantados nas zonas calvas. Esta cicatriz é facilmente escondida com o próprio cabelo do paciente.

Já através da técnica FUEFollicular Unit Extraction, onde os folículos são retirados por unidades, suas cicatrizes são praticamente imperceptíveis.

Quanto tempo demora para voltar a crescer?

Quando você realiza uma cirurgia de transplante capilar, os fios transplantados ficarão fixados no couro cabeludo até que suas raízes se fortaleçam, gerando assim novos fios.

Estes fios transplantados, geralmente, são curtos. Somente após algumas semanas que eles caem e se começa a perceber o surgimento dos novos cabelos saudáveis. Este processo pode variar mas, na média, em três meses fios novos surgem e, em cerca de nove meses, já estão grandes o suficiente para verificar o resultado definitivo da cirurgia.

As outras pessoas vão reparar?

Com a realização do transplante tradicional FUT pode ser que a cicatriz na parte de trás da cabeça fique um pouco visível em cortes de cabelo mais baixos.

Mas o resultado final é muito natural, uma vez que os fios transplantados são originários do próprio paciente, o que preserva cor, tamanho e textura idênticos aos outros fios de cabelo já existentes.

foto ilustrativa mostrando de cabeça de homem dividada entre parte sem transplante e parte com Transplante Capilar

Os resultados são permanentes?

O resultado de um transplante capilar só é definitivo se a origem da queda de cabelo for tratada na mesma proporção.

Obviamente, o transplante de cabelo irá garantir fios saudáveis por no mínimo alguns anos. O ideal é conversar com seu médico para se informar sobre resultados realistas de acordo com seu quadro clínico antes da realização da cirurgia.

Entre em contato para entender mais sobre as melhores soluções para o seu quadro.

Implante Capilar em São Paulo

Dr. Julio Cesar Yoshimura

DR. JULIO CESAR YOSHIMURA

Cirurgião Plástico

Com uma carreira médica pautada pela ética, pelo profissionalismo e pelo respeito à saúde e ao bem-estar dos pacientes, o cirurgião plástico Julio César Yoshimura, dirige a clínica que leva seu nome, localizada na cidade São Paulo.

11 3885 8555

TIRE SUAS DÚVIDAS