Saiba sobre o Implante Capilar

O Implante Capilar é uma alternativa muito eficaz para quem sofre com a queda de cabelo. A calvície é um problema que atinge milhares de pessoas ao redor do mundo e é causada por diversos fatores como fumo, estresse ou pré-disposição genética.

Problemas com calvície costumam afetar a autoestima das pessoas, fazendo-as procurarem métodos que amenizem os efeitos da queda de cabelo.

O implante de cabelo e transplante capilar podem ser considerados o mesmo procedimento. Pois, atualmente, fios sintéticos não são mais utilizados para fazer enxerto no couro cabeludo. Este procedimento era conhecido como implante capilar.

No entanto, muitas pessoas associam os dois termos, o que os tornaram sinônimos para o transplante feito a partir de fios naturais.


O que é o implante capilar?

Implante de cabelo consiste no procedimento de enxerto das partes calvas do paciente utilizando fios de cabelos naturais do mesmo que são retirados de suas áreas doadoras.

Geralmente essas áreas estão localizadas próximas à nuca do paciente onde são encontradas maiores quantidades de fios saudáveis. Estes fios são retirados e transplantados nas zonas calvas do couro cabeludo para formação de novos folículos que irão gerar fios saudáveis.

Implante de Cabelo – Quais as técnicas empregadas?

O implante é realizado com uma espécie de caneta aplicadora e com o auxílio de lentes de aumento para um resultado mais sofisticado.

Os fios são enxertados um por um seguindo o sentido natural do crescimento dos cabelos do paciente.

Caso o paciente não possua cabelo, os folículos saudáveis podem ser retirados de outras partes do corpo como os braços, por exemplo. E cabe ao cirurgião realizar o procedimento visando uma estética adequada em relação ao sentido da implantação dos fios.

Etapas do procedimento

Antes: Candidatos ao transplante capilar devem ter perda de cabelo perceptível, e crescimento capilar saudável na parte de trás e nas laterais da cabeça para servir como área doadora.

Etapa 1: Um instrumento tipo um tubo (punch) retira enxertos redondos a partir do local doador para ser colocado na área onde haverá a recolocação do cabelo. Se a técnica de unidades foliculares for utilizada, uma incisão elíptica de couro cabeludo da área doadora (parte de trás da cabeça) e unidades foliculares são separadas com microscópios. Micro incisões são utilizadas para posicionar os enxertos na área receptora.

Etapa 2: Quando a pele por baixo do cabelo esticou o suficiente, é cirurgicamente colocada sobre a área calva.

Etapa 3: Durante a cirurgia de retalho, uma seção do couro cabeludo calvo é cortada e um retalho é costurado no seu lugar.

Etapa 4: Os padrões utilizados na redução do couro cabeludo variam muito, mas todos cumprem o objetivo de trazer o cabelo e couro cabeludo em conjunto para cobrir áreas calvas.

Depois: Os resultados da cirurgia de transplante capilar podem melhorar a sua aparência e autoconfiança.

Quais são os resultados do implante de cabelo?

Os resultados podem ser vistos imediatamente após a cirurgia.

Porém com o passar das semanas, o natural é que o fio transplantado caia após criar novos folículos saudáveis no couro cabeludo. O que irá gerar fios novos depois de alguns meses.

Assim, o resultado final pode demorar de 3 a 6 meses para ser visto, dependendo do tempo de crescimento capilar de cada paciente.

Como é a recuperação?

A recuperação no procedimento de implante de cabelo é bem rápida. Quem realiza o implante capilar não precisa de internação e pode voltar a rotina normalmente depois de 24 horas.

Diferenças entre implante e transplante capilar

Antigamente o termo implante era utilizado para designar o procedimento de implantação de fios sintéticos no couro cabeludo.

Hoje em dia este método não é mais realizado, mas acabou se tornando sinônimo ao método atual de transplante capilar. Onde são enxertados fios naturais do próprio paciente.

Ou seja, Implante e Transplante Capilar hoje significam o mesmo procedimento.


Para quem é recomendado?

O implante capilar é recomendado para pacientes com calvície acentuada, geralmente causada pela Alopecia Androgenética.

Pessoas que não possuem áreas doadoras de folículos capilares no couro cabeludo podem utilizar outras áreas para a retirada desses folículos como braços, pernas, entre outros. Ou seja, pacientes cuja a produção hormonal que danifica o crescimento natural de cabelo já afetou possíveis regiões da cabeça que poderiam ser utilizadas para a realização de um transplante.

O que esperar da consulta?

A cirurgia de implante capilar é um tratamento individualizado. Para ter a certeza da opção cirúrgica mais adequada a você, procure um médico que tenha experiência realizando todos os tipos de técnicas de transplante capilar.

Na primeira consulta, o cirurgião irá avaliar o crescimento e a queda de seu cabelo, rever o seu histórico familiar de perda de cabelo, e lhe perguntará se já se submeteu a qualquer procedimento de transplante capilar. O cirurgião irá, também, lhe questionar sobre o seu estilo de vida e discutirá suas expectativas sobre a cirurgia.

Condições médicas que podem causar problemas durante ou, após, a cirurgia tais como hipertensão, problemas de coagulação do sangue, ou tendência à quelóide, também devem ser verificadas pelo médico.

É importante falar ao médico se você é fumante ou se toma quaisquer drogas ou medicamentos, especialmente aspirina ou demais drogas, que afetam a coagulação.

Se você decidir se submeter à cirurgia, o cirurgião irá lhe explicar sobre a anestesia, o local onde a cirurgia será realizada, e os riscos e custos envolvidos. Se houver dúvidas, não hesite em tirá-las com o médico.

Pergunte sobre o procedimento a ser realizado e o tempo que irá levar. Pergunte, também, como será sua aparência ao final do procedimento. E, no caso de enxertos, como será ao final de cada etapa do tratamento.

Quanto custa um implante capilar?

Estipular um valor para procedimentos cirúrgicos é relativo porque o preço final vai ser determinado de acordo com cada caso.

Cada indivíduo possui um quadro clínico diferente e as necessidades de cada um são diferentes, por isso os valores dos procedimentos mudam de pessoa para pessoa.

Apesar do objetivo ser o mesmo, que é chegar aos resultados desejados e se livrar de uma vez por todas da calvície.

O indicado é procurar um especialista de confiança, com experiência no mercado, para realizar uma visita e só então poder indicar qual será o melhor tratamento para o seu tipo de problema.

Em São Paulo está localizada a clínica capilar do Dr. Julio Cesar Yoshimura, um dos cirurgiões mais especializados na área de transplantes e implantes capilares.

Se você está pensando em realizar algum desses procedimentos, você pode agendar uma visita agora através do telefone 11 3885 8555. Ou tire suas dúvidas preenchendo o formulário do próprio site da clínica aqui.


Preparando-se para a cirurgia

Seu cirurgião irá lhe dar instruções específicas sobre como se preparar para a cirurgia, incluindo orientações sobre comer e beber, fumar, tomar e evitar certas vitaminas e medicamentos.

Se você fuma, é importante que pare de fumar, pelo menos, uma ou duas semanas antes da cirurgia. O fumo inibe o fluxo de sangue para a pele, podendo interferir na cicatrização.

Não deixe de pedir a alguém que o acompanhe e que o leve para casa após o procedimento. Durante um, ou dois dias, tente ficar mais tranquilo e peça ajuda se precisar.

Informações Básicas sobre Implante de Cabelo

Anestesia: Local e sedação
Duração da Cirurgia: 6 a 8 horas
Internação: 6 horas
Retirada dos Pontos: Não há
Recuperação: 3 dias
Resultado alcançado: Em 1 ano

Cuidados Pré-operatórios

  • Fazer jejum de 8 horas;
  • Para fumantes, é necessário ficar 2 semanas sem fumar antes do procedimento;
  • Suspender consumo de bebidas alcoólicas 2 dias.

Cuidados Pós-operatórios

  • Não dirigir por 2 dias;
  • Evitar baixar a cabeça;
  • Dormir com mais travesseiros para deixar a cabeça elevada;
  • Evitar exercícios físicos para que não haja sudorese na região da cabeça.

Clínica de Transplante Capilar São Paulo SP

O procedimento deve ser realizado em local seguro e confortável para o médico e o paciente, em centro cirúrgico autorizado pela Vigilância Sanitária, com equipamentos e equipe treinada para qualquer intercorrência. Raramente o procedimento requer internação hospitalar. Dr. Yoshimura realiza o procedimento de Implante Capilar em São Paulo, SP.

A clínica capilar do Dr. Julio César Yoshimura é localizada em São Paulo SP. Situada na área nobre no Jardim América, a clínica conta com toda a estrutura para realizar o seu procedimento com conforto e segurança.

ENTRE EM CONTATO
E TIRE SUAS DÚVIDAS.

(11) 3885-8555

 (11) 98961-3413